sábado, 26 de fevereiro de 2011

A dura verdade dos tóxicos existentes nos cosméticos


A “Story of Cosmetics” , lançada a 21 de julho de 2010 examina o uso generalizado de produtos químicos tóxicos no nosso quotidiano em produtos de higiene pessoal ,em cosméticos e até em produtos destinados aos bebés. 


Produzido por Free Range Studios e hospedado por Annie Leonard, este filme revela as consequências da utilização destes produtos para nós consumidores e descreve maneiras para podermos afastar a indústria de produtos químicos perigosos e encontrarmos alternativas mais seguras. 
O filme termina com um apelo que devemos ter em atenção: apoiar a legislação destinada a garantir a segurança dos cosméticos e outros produtos de cuidados pessoais.
Como exemplo desses produtos químicos  posso-vos falar de Parabenos , que são muito utilizados em cosméticos e produtos farmacêuticos. Eles  têm um baixo custo e são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são  muito utilizados para eliminar micro-organismos. 
Podem ser encontrados em champôs, cremes hidratantes e de barbear, entre outros. 
Segundo algumas pesquisas, eles podem ser tóxicos para as células humanas. Cada vez mais se estão a tornar controversos, pois têm sido detectados em tumores de cancro da mama, tal como a demonstração da capacidade de alguns parabenos imitarem parcialmente o estrogénio (uma hormona conhecida por desempenhar um papel no desenvolvimento do cancro da mama). 
Alguns cientistas concluíram que a presença de parabenos está associada à ocorrência do cancro da mama e o principal pesquisador deste estudo revela que não é possível dizer se os parabenos realmente provocaram estes tumores, mas que certamente podem ser associados ao aumento global dos casos de cancro da mama.
Por isso há que ter muito cuidado com os produtos que usamos, e há que ter em atenção no vídeo os produtos tóxicos existentes nos produtos que devemos evitar para não sermos confrontados no futuro com problemas.

Beijinho,

Rainbow

0 comentários:

Enviar um comentário