segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como dormir melhor

Tal como eu, muitas pessoas têm dificuldades em dormir bem, por isso resolvi fazer um post com dicas sobre como se pode dormir melhor.
Factores físicos, psicológicos ou ambientais podem estar na origem deste problema.
Existem, no entanto, várias formas de contornar esta situação, dormir bem e acordar revigorado e a maioria delas só depende de nós.


- O quarto é o nosso refúgio: Devemos tornar o nosso quarto num espaço acolhedor, com uma temperatura adequada e o mínimo de ruído possível. Devemos optar por cores suaves e tranquilizantes nas paredes e usar o quarto apenas para dormir e não para outras actividades.
- Deves ter horários de sono regulares: É recomendado criar um ciclo saudável de sono, pois a variação da hora a que dormimos pode atrapalhar a qualidade do nosso sono, saltando etapas do sono.
- Esvazia a mente antes de ir para a cama: Devemos ler um livro, ouvir uma música calma, e adoptar rotinas que nos permitam quebrar o stress do dia. Devemos deixar os prazos para cumprir, os exames, as chatices do trabalho ou os problemas que temos longe dos lençóis; 
-Toma um banho quente: Enquanto tomamos banho, a temperatura do nosso corpo aumenta, mas ao sair a temperatura desce, atingindo o nível ideal para uma noite de sono tranquila.
- Não durmas com a televisão ligada: dormir com a televisão ligada impede que se chegue à fase do sono profundo.
- Dormir pelo menos 3 horas após o jantar: a digestão não funciona bem enquanto dormimos e estando de barriga cheia há uma degradação na qualidade do sono. Deve-se evitar café, chá, chocolate e refrigerantes, pois a cafeína presente neles pode afectar o nosso nível de ansiedade e por sua vez afectar o sono. Devemos em vez disso tomar leite, que tem substâncias que ajudam a relaxar.
- Pratica exercício físico:  Pessoas que fazem exercício físico regularmente tendem a dormir melhor. Mas isso não quer dizer que se deva fazer imediatamente antes da hora de dormir, pois torna-se mais difícil relaxar e a qualidade do sono é reduzida. Devemos praticar exercício pelo menos 4 horas antes de dormir.
- Verifica o conforto no teu quarto: Um quarto confortável  é uma mais valia para o sono. Devemos virar o colchão regularmente, eliminar os desníveis e rangidos, ter lençóis e fronhas confortáveis, trocá-los com regularidade, ter um despertador que nos permita dormir sem a preocupação de que iremos perder a hora. Evitar iluminação desnecessária, pois a luz do ambiente externo pode ser um factor que atrapalha o sono. Se tivermos aparelhos electrónicos ligados, estes devem ser desligados para não atrapalharem. 
- Não durmas durante o dia: uma sesta até 15 minutos depois do almoço pode fazer maravilhas pela sua produtividade. Mas não se deve dormir por longos períodos durante o dia pois isso prejudica o sono nocturno. 


E vocês, têm dificuldades em dormir ? Comentem :)

Beijinho

Rainbow

0 comentários:

Enviar um comentário